Voltando a moda - Sandálias Gladiadoras

Lendo a Vogue desse mês, vi em uma parte uma pequena matéria de estilo falando sobre as sandálias gladiadoras que resolveram voltar aos nossos pés.

No momento aulinha de história do dia, vamos lembrar que as sandálias tem esse nome, pois eram usadas na Roma antiga pelos gladiadores durante as lutas no Coliseu. Os sapatos usados precisavam ser resistentes para aguentar as lutas. Era também um indicador da classe social de quem usava, os senadores por exemplo, usavam as sandálias até a panturrilha na cor marrom e os cônsules usavam a mesma sandália, mas na cor branca. A classe baixa usava botas de cano baixo. Referencia para homens. As mulheres usavam sapatos fechados, segundo nota no site G1.

Não sei ao certo e até tentei procurar para ver quando essas sandálias começaram a ser usadas em nosso guarda-roupa, mas lembro bem de quando comprei a minha primeira sandália quando estava super na modinha e minha mãe falou: " Nossa, usei muito esse modelo" , ou seja, já faz bastante tempo...hahaha
Já vimos modelos rasteiros ou com salto, com o cano mais alto ou mais curto,ou seja, cada marca trabalha as sandálias de acordo com o perfil. Minha preferencia é pelas de canos mais curtos, atualmente a única que tenho no armário tem um saltinho baixinho, mas eu assumo que não sou muito fã do modelo, do tipo que nunca tira do pé.

Na coleção de verão de 2013 internacional, que foi desfilada entre setembro e outubro de 2012, vimos marcas como Versace, Isabel Marant (a responsável pela febre dos Sneakers de salto), Gucci e outras desfilaram seus modelos da famosa sandália.

Em terras brasileiras, no desfile de verão 2013/14 da SPFW, que ocorreu em março desse ano, marcas como Colcci e Juliana Jabur também mostram as suas versões. Além dessas marcas, empresas como Schutz, Corello, Santa Lolla (que já tinha uma versão gladiadora na coleção de inverno) também estão com modelos para o verão que está chegando ai.

Gladiadoras Schutz e Isabel Marant, ambas retiradas do site das marcas.

Mas a grande duvida é: Ok, mas como usar a tal sandália? Pensando nisso, peguei alguns looks no seu Google e no pinterest que comecei a usar agora, segue lá que vocês conseguem achar as referencias dos looks daqui e muitos outros.


Looks com vestido.


Eu prefiro com vestido curto, para mostrar mais a sandália, mas achei que ficou bem bacana o primeiro look com o vestido longo devido a fenda. O meu preferido foi o terceiro look, achei romântico e super meigo.

Looks com saia.



Nesses 3 looks com saia, procurei perfis bem diferentes. O primeiro look imagino que com uma saia um pouco mais comprida, ficaria bem bacana para um look mais chic. O segundo look achei super diferente e assumo que não arriscaria na combinação, a saia midi com a sandália, mas olhando assim achei super despojado, uma graça. E o último super patricinha zona sul, só pensei nisso quando vi, como diz uma amiga: "Ta a cara da riqueza", mas já com cara de look confortável, mesmo com a saia justa, a cara das cariocas com certeza. Vale também investir em cardigãs, camisas jeans, para deixar o look mais a cara de quem usa.


Looks com shorts.


Looks de gladiadora rasteira e shorts para mim é o que mais tem a cara do Rio e das cariocas, é eu sei, havaiana seria mais, mas não é o tema...rs. O primeiro look é para as mais ousadas, barriguinha de fora, meninas, tem que está com a barriguinha em dia hein, eu nem me atrevo. Combinação de jeans, short jeans, blusa jeans e uma blusinha branca com uma rasteira a lá senadores romanos versão preta, brinks! Acho esse modelo lindo, prefiro as rasteiras e como tenho panturrilha grossinha, prefiro os canos mais curtos, mas é lindo. E o último look para um dia mais despojado, mas relax, shortinho jeans e camisa meio podrinha, arrematando com o cinto. Nesse look tanto a gladiadora curta como a longa ficariam bacanas.

Looks das famosas.


Por fim looks usados pelas famosas. Kourtney Kardashian deveria ser embaixadora de alguma marca que vendesse sandálias gladiadoras, principalmente o modelo rasteiro, vira e mexe, ela aparece com um modelo diferente. Selena Gomes tá linda com esse look usando o trench como vestido, amei a sandália, não tão usável no dia a dia. E Riri, me fazendo a íntima, a dona dos looks mais diferentes com uma das suas, para mim parecia uma bota ortopédica, mas ok, ela tem licença para isso.


Vocês curtem? Usam? Já usaram?



Um comentário: