Falando sobre sapatos: Slip on, Mocassins e Slipper

Nós mulheres conseguimos adotar peças do armário masculino com muito mais facilidade e elegância. Vide a famosa camisa de botão branca que há anos atrás, pegamos emprestada do armário alheio.
Depois das camisas e calças que começaram a ser usadas no períodos de guerras, chegou a vez dos sapatos, afinal, por que não?

Os mocassins são sapatos tradicionalmente masculinos e foram os primeiros sapatos a serem adaptados para as mulheres que queriam conforto, praticidade e que queriam fugir das básicas sapatilhas.
Mas você já se perguntou qual a diferença entre esses sapatos que há algum tempo foram tomando conta do nosso armário?

Esse post é exatamente para falar da diferença entre os tão conhecidos mocassins, slippers e os slip ons - que eu mesma tinha dúvidas.

Como falei lá em cima, os mocassins foram os primeiro a ser adaptados para o guarda-roupas feminino. Podem ou não ter cadarços, que são apenas enfeite, mas geralmente possuem algum detalhe na frente, sendo uma fivela ou um recorte. Na sua maioria possuem um salto grosso e baixo, de no máximo 3 cm - atualmente já existem modelos de salto alto, mas estamos falando dos tradicionais. Os mocassins tendem a deixar o look mais clássico, alguns possuem detalhes que remetem ao navy, servindo tanto para o trabalho quanto para um final de semana relaxante na praia. Uns são mais femininos e os outros bem mais próximos do masculino, como o da foto a baixo. Um dos meus favoritos, diga-se de passagem.

Fonte: Pinterest


Os slippers foram adaptados diretamente da antiga alta sociedade  onde as ruas das cidades eram de barro e sujavam os sapatos, fazendo com que os homens tivessem que tirar seus sapatos ao entrar em casa. Assim foram criados os sapatos para ficar em casa. Eram macios e geralmente feito de tecido aveludado. Podiam ser abertos ou fechados. E foram nos fechados que os slippers que conhecemos hoje foram inspirados. Temos as sapatilhas de ballet, ou ballet slippers e até mesmo os famosos sapatos da Dorothy de "O Mágico de OZ.
Os slippers, na maioria das vezes, cobrem mais o peito do pé do que os mocassins, possuem modelos lisos e também com diversas estampas, desde floridas à com caveirinhas, por exemplo. Esse da foto a baixo é todo de glitter, ficaria lindo com uma calça mais skinny ou mesmo com um vestidinho a noite.
Fonte: Google

Os Slip ons não são nada mais do que a versão tênis dos Slippers. Diversas marcas como Vans, Converse e até Kate Spade fizeram sua versão. São mais usados em looks casuais, street style. Possuem modelos com glitter e até pedrarias. São confortáveis e práticos. A cara da mulher casual.
Fonte: Pinterest
Além desses modelos que são bem parecidos, outro sapato que foi adaptado para o guarda-roupas feminino, são os Oxfords, sapatos de cadarço que costumava ser de couro e que atualmente oferece diversos materiais, cores e estampas.

Uma curiosidade: Sabiam que o termo "flats" não se refere somente a sapatilha, mas para sapatos rasteiros em geral também?

Qual o favorito de vocês?

9 comentários:

  1. Todos lindos... Usaria todos

    Adorei

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bacana isso *-*
    Não uso nenhum kk isso soa estranho??

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha questão de gosto, Camila. Não é estranho não gostar. Mas experimente algum dia..rs
      Beijos

      Excluir
  3. Não são meus estilos, mas acho fofos além de confortáveis...
    Gosto mais de usar sapatilhas...
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de sapatilhas também, mas esses modelos fazem mais meu estilo.
      Gosto né?
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Oi! Eu sou apaixonada por sapatos fechadinhos, os slippers são meus favoritos porque são realmente muuuito confortáveis e são super charmosos. Eu gostava bastante de usar os tênis slip on (a propósito, eu não sabia o nome deles, obrigada por informar!) para ir ao colégio, atualmente prefiro usar sapatos um pouco mais femininos, mas acho que vou voltar a usar os tênis porque, meu Deus, conforto é o sobrenome deles!
    Adorei seu post, acho incrível saber um pouco mais sobre a história de tudo que a gente usa, mas sobre sapatos eu nunca havia pesquisado.

    Beijinhos e ótimo fim de semana pra ti!
    www.julietaemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lilian, eu também prefiro os sapatos confortáveis e acho que dá para montar looks bem femininos com eles. Daí o o nome do blog...rs

      Obrigada pela visita.

      Bjs

      Excluir
  5. Nossa eu sou apaixonada por mocassins <3 Fiquei tão feliz quando voltou a moda :)

    http://myyellowheartt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro, acho que dá uma outra cara aos looks, além de confortáveis, claro!

      Beijocas

      Excluir