Sobre o tempo. (Ou a falta dele)





Criei o Até Sem Salto há um tempinho atrás e antes dele já tive dois blogs. Por não conseguir administrar o dia a dia, acabei deixando esse hobby para trás. Já comentei algumas vezes sobre isso por aqui. Eu trabalho longe de casa e em período integral, estou na minha segunda graduação e ainda tenho que separar tempo para a família, amigos e namorado. Conclusão: O tempo é curto e alguma coisa acaba sendo deixada de lado.

De nada adianta ficar acordada até tarde resolvendo pendências e no dia seguinte estar moído e não render no seu trabalho ou estudo. Sim, eu faço muito isso, mas não indico. Tudo acaba virando uma bola de neve e vai chegar uma hora que vamos misturar o que é para ser feito em casa com o que deve ser feito apenas no horário de trabalho.

A verdade é que nosso tempo está cada vez mais escasso, temos muitas coisas para fazer em "apenas" 24 horas do dia. E onde ficam aquelas 8 horas diárias que deveríamos dormir?

É muito comum reclamarmos sobre não ter horas suficiente para realizar tudo aquilo que queremos. Temos muito trabalho e menos tempo livre para o lazer, devido principalmente à cargas de trabalho longas e a má qualidade nos transportes que nos faz gastar um tempo maior no deslocamento. Porém, será que estamos sabendo aproveitar nosso tempo?

Criar listas de afazeres diários, montar calendários no celular ou no papel para anotar compromissos é uma forma de conseguir administrar seu tempo e conseguir avaliar onde é gasto mais tempo e se é possível mudar ou reaproveitar esse tempo. 

Atualmente podemos contar com a tecnologia para nos auxiliar. Temos aplicativos para criar listas de afazeres, de compras, de gastos, calendários editáveis, tudo para facilitar o dia a dia e com isso termos mais tempo livre. Cuido apenas para não acabar virando escravo disso e acabar como falei lá em cima, misturando o trabalho com a vida pessoal.
Mas adianta alguma coisa nos programar se quando o relógio despertar iremos colocar na função "soneca"? os tão famosos "5 minutinhos". Muito amor à função soneca.
Para algumas pessoas é muito mais fácil conseguir organizar o dia a dia, seja porque mora próximo ao trabalho, ou tem carga horária reduzida, ou apenas porque sabe se organizar. É um exercício contínuo

Vocês devem estar se questionando o motivo desse post. Eu entrei nesse processo de organização recentemente, tenho lido diversos artigos e estou tentando começar a criar uma rotina. Eu uso aplicativos como o Cal (um calendário editável), o My Finances para organizar o orçamento - mas ainda uso o Excel - e agora comecei a usar o Evernote, para os momentos em que eu esqueço o caderninho de anotações. O que eu gosto do Evernote? Com ele você cria anotações soltas, desde posts à receita para fazer no final de semana.

Resumindo, todos precisamos de tempo livre para descansar e fazer algo que nos dê prazer, dar atenção para os que estão próximos e dormir, claro...rs, mas nosso dia a dia tende a ser cada vez mais corrido e estressante, se conseguirmos administrar nossas atividades, com certeza teremos o nosso tempinho vago.

Vocês têm dicas de como otimizar o tempo? Como se organizam?

PS: São meia noite nesse exato momento e estou fazendo exatamente o que disse ai em cima que não era legal fazer...rs


5 comentários:

  1. Eu me organizo com a agenda, tenho a agenda do blog e outra pra faculdade, assim tento conciliar as duas coisas. Mas é bem complicado ter tempo pra tdo. Eu trabalho o dia tdo, estudo a noite e faço academia as 6h da manhã. Acabo deixando as postagens do blog programa nos finds, e vou divulgando e respondendo comentários no meu trbaalho.
    bjuxxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e a agenda estamos tentando nos entender melhor, mas nunca nos demos muito bem...rs
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá!!! passei aqui para dar uma olhada no seu blog!

    Uso o Pomodoro para estudar, mas me organizo com a agenda do celular e o Keep do Google....

    Bjs 😘

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bom? Adorei conhecer seu blog..Pois é, essa questão do tempo é bem complicadinha né.. eu ainda me organizo anotando tudo.. parece que se não anoto em alguma agenda é como se não tivesse organizado hehehe..já tentei usar aplicativos mas comigo não funciona muito bem.
    Fiquei um tempo sem atualizar o meu blog e agora resolvi voltar a postar... Quando tiver um tempinho, passa lá no blog para conhecer..Você e suas leitoras serão bem vindas..
    Beijos
    http://gabipiazza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consigo nem anotar e nem usar aplicativos...rs
      To começando ainda, uma hora vai! Coisa de leonina!
      Obrigada pela visita.

      Beijocas

      Excluir