Dica de estilo: Gótico Suave (Pastel Goth)

Hey dears!

Temos ouvido falar muito sobre o Gótico Suave ou Pastel Goth ultimamente. Assumo que já entendi o que é, mas até agora não sei como essa onda começou.
Basicamente, o estilo Gótico suave é uma mistura de referências, roupas pretas, batons escuros, acessórios românticos, cabelos coloridos (muitas vezes), coturno e até tênis como Adidas e Nike, que estão cada vez mais sendo usados por fashionistas no dia a dia. Porém algo mais minimalista, nada de cemitérios ou usar capas com calor de 40°.

O estilo tem como referência principal o estilo gótico, então vamos falar dele não é? Já que é a base de tudo.

O período Gótico surgiu na Idade Média, na França e se deu principalmente através da arquitetura, podendo ser visto até hoje em muitas catedrais. Após isso o estilo tomou conta de várias áreas artísticas e se espalhou pela Europa. Temos muita referência na literatura como Álvaro de Azevedo e Edgar Allan Poe. O período gótico fez parte da segunda geração romântica.
São vistos como pessoas tristes e depressivas e amantes da noite.

Musicalmente, os góticos possuem seu próprio estilo. Sons mais pesados, cantoras melódicas e melodias tristes. Assim é marcado o estilo.

Vamos manter o foco no jeito de se vestir, nas referências, pois se fossemos muito a fundo dentro da cultura gótica, teríamos que fazer muito posts.

O estilo gótico é dividido em diversos tipos, como o gótico tradicional (com base na cultura punk), o medieval (com forte influência da arquitetura), os góticos com influências no vampirismo, entre outros. Mas em todos esses estilos temos uma forte presença do preto, roxo e vinho, seja nas roupas ou maquiagem e o uso de crucifixos e pentagramas também marcam o estilo.
Acima vocês podem ver a diferença entre os estilos vistos dentro da cultura gótica. A primeira imagem temos uma forte influência do Metal, ao lado algo mais Lolita, com corselet justo e uma saia mais fluida. E na última foto podemos ver algo mais próximo de um estilo romântico, ainda que mais sombrio.

Mas até aí falamos sobre o gótico antigo. O novo gótico, ou Gótico Suave ou Pastel Goth como é falado, não vai tão a fundo dentro da cultura gótica. Dando um exemplo fácil de identificar, a cantora Lorde pode ser muitas vezes encaixada nesse estilo. Ela capricha na pele mais pálida geralmente finalizada com um batom de tom escuro.
Como foi citado acima, o Pastel Goth ainda tem como marca o uso de tons escuros, principalmente preto, mas perdeu um pouco aquela essência sombria, dando espaço para talvez, um lado mais romântico.
A primeira foto acima mostra um estilo muito romântico, com rendas e uma saia longa e fluida, mas ao mesmo tempo, algo mais sombrio como a pele muito branca e um batom escuro. A segunda foto, foi a que achei mais fofa, bem menininha e bem alternativa. Como na primeira foto, temos uma mistura de tons claros com escuros, tendo predominância no preto. A última foto para mim, é a que mais se aproxima do estilo gótico antigo, com alargadores e tatuagens, mas tem algo mais minimalista, fora claro, a cor do cabelo e os dreads, que com certeza não são usados pelas mais tradicionais.

Acredito que atualmente o novo estilo Gótico, tenha muito mais haver com como se vestir do que com música ou arquitetura, ou mesmo estilo de vida.

Isso significa que a cultura gótica, como conhecemos acabou? Definitivamente não, mas acredito que como tudo na vida, dentro do estilo, mudanças estão acontecendo. E sempre haverão os mais tradicionais.

Eu passei pela fase "gótica" quando adolescente, quem nunca quis fazer a rebelde, não é? E até hoje tenho uma queda pelo estilo.
Vamos ser sinceros que o estilo tem um charme todo peculiar.

See you soon!

Fonte das fotos: Pinterest

2 comentários:

  1. Amo/sou. Chorando por esse estilo. Mesmo com esse calor que faz aqui no RJ, não deixo de ser gótica. hahahahaha <3

    ResponderExcluir