Eu não sou Rio de Janeiro olímpico

Sim, texto polêmico. 

Vamos explicar o título.

Quero deixar claro, antes de tudo, que não estou torcendo para que problemas aconteçam. Que respeito e admiro os atletas, não só brasileiros, que se dedicaram a vida toda para esse momento. Torço para que voltem com vitória na mãos. Mas eu não vou aos jogos, não vou dar dinheiro àqueles que tiraram famílias de suas casas e mexeram com o meio ambiente. Não vou dar dinheiro àqueles que transformaram o centro do Rio em um lugar lindo e seguro apenas para as olimpíadas, que deixaram as regiões "sem relevância"  sem nenhum policiamento. 
Que mudaram rotas de ônibus, que impediram o livre trânsito de moradores em seus bairros. Tudo porque iria haver Olimpíadas.
Não vou dizer que não quero ir lá ver a tal nova Praça Mauá e nem que não quero ver a Pira Olímpica. Quero ir agora, que sei que tem segurança;
Ouvi muitos amigos dizerem que nem parecia o Rio de Janeiro. 
Com tudo isso, percebi que o Rio de Janeiro pode sim ser um lugar lindo e seguro, se nossos governantes quiserem que seja, mas eles não quererem, não para o cidadão que vive com medo, que sai para trabalhar sem saber se vai voltar. Para que se preocupar com esse cidadão? Não, nossos governantes se preocupam em como o Brasil é visto lá fora e estão falhando nisso também. Afinal, os problemas estão acontecendo. Nossos governantes se preocupam com a abertura dos jogos, e se vai ser bonita ou não. E foi linda! Mas a que custo?
Moradores de rua sendo tirados de forma bruta das ruas. Não, isso não é certo, mas mostra que quando quererem, pode ser feito.
As Olimpíadas não é para o morador do morro, para o assalariado. É pro hipócrita que reclama da falta de segurança, do transporte ruim, do preconceito e vai lá com seu Iphone 6S plus fotografar as competições. 
Eu moro em uma cidade que o prefeito pede para que os moradores evitem sair de casa em dia de jogos.
Com tudo isso termino novamente com a frase: "Eu não sou o Rio de Janeiro Olímpico" Essa cidade que vocês veem, não é a cidade onde moro. Infelizmente!

PS: Aconteceu depois que o post ficou pronto! Uma carioca, negra e moradora de uma comunidade, que costumava brigar na rua, ganhou medalha de ouro no judô. Isso serve para provar que nós podemos criar nossas próprias oportunidades. Ela poderia estar no crime e escolheu o esporte!

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou. Infelizmente é nossa realidade.

      Beijoks

      Excluir
  2. Concordo totalmente com você, flor. É tudo maquiado, no pior sentido de todos :s
    De qualquer maneira, convido-lhe a conhecer o meu blog, que iniciei ha pouco tempo :)
    http://carllotices.blogspot.com.br/
    Com amor,
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário. Estou indo lá conferir :)

      Beijoks

      Excluir
  3. Realmente não é o rio de janeiro de todo o dia. Mas é uma festa unica que só deve acontecer aqui 1 vez enquanto estivermos vivas. As lembranças vao ficar sempre na memoria e tem sim muito ingresso a preço acessivel. Eu mesma paguei no mais caro 100,00 a inteira. Ainda tem ingresso vendendo, eu fui e recomendo. Acho que devemos aproveitar o RJ das olimpiadas um pouco, ja que o RJ do dia a dia não é legal; que a gente aproveite pelo menos um pouco esse RJ maquiado e belo. Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ele tá maquiado para os turista, eu fui assaltada na zona norte, sem nenhum policial perto para ajudar.
      Entendo sua visão, mas 100 reais para quem ganha salário mínimo ou está desempregado(muitos) é muito dinheiro.
      Acho as olimpíadas um evento lindo, mas não acho que deveria acontecer aqui.

      Obrigada pelo seu comentário :)

      Beijoks

      Excluir
  4. É, mas já que as olimpiadas já estão aqui e acontecendo, tenta aproveitar um pouquinho, lice! :)

    Beijinho e se quiser companhia para ir nas casas dos países ou boulevard olimpico, só chamar :D

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Alice meus parabéns, você explicou bem os acontecimentos.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você que as Olimpíadas não foram feitas pensando no Rio real, mas sim naquele imaginário gringo. Essas reflexões são muito importantes mesmo, mas é uma pena que tem gente que não para pra pensar. Acabam apoiando essa hipocrisia toda ou torcendo pra dar errado, e nenhuma das opções me parece boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que tá acontecendo, que seja boa. Mas infelizmente estamos vivendo uma mentira durante os jogos.

      Beijoks

      Excluir
  7. Alice, falou tudo!! Tava ate comentando com o Rafa ontem, que o povo criticou tanto nas redes sociais mas agora está vibrando pelos jogos. Eu, particularmente, vejo mto pouco na tv, que já abandonei a mto tempo pelo youtube rs Realmente, se os governantes quiserem, dá pra ter mais segurança. Eu trabalhei/trabalho nesses feriados, e lá na cidade nova tinha ate tanque de guerra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a segurança é imaginária. É pra quem está apenas na zona olímpica.

      Beijoks

      Excluir
  8. Eu ADOREI esse seu post. Concordo muito com você. Não moro no Rio, mas em Brasília passamos exatamente pelas meeeesmas coisas. A cidade ficou um caos de trânsito e tem polícia em vários lugares relacionados aos jogos. É ridículo ver nosso dinheiro indo todo pra isso..

    beijo
    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adooooro seu blog. Adorei ter sua visita.
      Infelizmente vivemos essa mentira que já já acaba.

      Beijoks

      Excluir
  9. Também sou do Rio de Janeiro e percebi que para olimpíadas há policiamento e organização, mas para os meros mortais não há nada. É lamentável!
    Beijinhos

    www.ericacruz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos quase vizinhas de bairro...rs
      Pois é, os assaltos já normalizaram no centro do Rio. Triste.

      Beijoks

      Excluir